quinta-feira, 21 de abril de 2011

ROTEIRO TURÍSTICO - PENICHE - A capital da onda

Finalmente o meu roteiro favorito de Portugal!

Em dias de sol que se avizinham e com um fim semana a porta, a minha sugestao de roteiro turistico vai para Peniche - A capital da onda! Uma zona tranquila, rodeada de mar, ao som das gaivotas e a preços muito acessiveis, e um bom escape a apenas 80 km de Lisboa!
Sugiro restaurantes, bares, cafes de praia, praias, etc... Algo a nao perder! As fotografias abaixo dizem tudo! Acompanhem as minhas recomendaçoes nas legendas!

As gaivotas sobrevoam grande parte da zona de peniche...
A ilha do Baleal é dos sitios mais bonitos de peniche! Tem acesso de carro, praia, cafes na ilha onde se pode beber um cafe na esplanada com vista po mar e tem wireless, alguns têm bons hamburgueres e sumos naturais de laranja que recomendo a quem quer um almoço leve! Ainda mais incrivel é o facto dos preços de tudo serem todos em media menos 2 euros em relaçao a Lisboa! Recomendo que estacione o carro e de uma volta a pe pela ilha toda (cerca de meia hora a pe)! A vista é indescritivel. Recomendo um por do sol na ilha do baleal.

Praia do Baleal


A ilha das Berlengas só tem acesso de barco (que se apanha na marina de peniche junto ao forte) tem de comprar o bilhete com antecedencia, embora seja caro , 15 euros ida e volta, vale bem a pena. Pelo facto de ser um pouco caro, recomendo que apanhe o barco de manha pelas 10h e va munito de sandes pra fazer um pic nic e de fato de banho pra passar o dia na praia da ilha das berlengas. Recomendo que passe la o dia e regresse no barco pelas 17h ou 18h. Sera um dia bem passado.
Praia da Ilha das Berlengas

Recomendo uma visita ao cabo espichel

A fortaleza de peniche tambem merece uma visita, é uma zona historica, antiga prisao dos presos politicos na altura do 25 de abril.. e foi construida no sec XVI. Recomendo uma visita guiada a prisao, onde se pode conhecer um pouco da historia de Portugal e ainda ver as celas dos presos.

Cela da fortaleza de Peniche
Forte de Peniche

Para quem é amante de surf (embora todas as praias de peniche tenham as condiçoes ideais pro surf uma vez que é considerada a capital da onda) a minha recomendaçao vai para a Supertubos.. onde as condiçoes sao as mais favoraveis ao vento e a formaçao de tubos.
Para alojamento sugiro o Hotel Soleil Peniche, mesmo central com vista po mar, na Avenida do Mar em peniche.
O bar do bruno é referencia forte em Peniche!situado junto a praia do baleal, as festas a noite sao uma constante!
A caldeirada no restaurante POPULAR é obrigatoria. Muito bem servida (na lista diz pra duas pessoas, mas da bem pra 3 ou 4 pessoas). Os vinhos muito bons, e os preços em conta, qualidade, bom serviço, embora encha um pouco aos fins semana. Mas o que é bom, ja se sabe.. A caldeirada é optima cheia de peixe, cebola, gambas, mexilhao.. têm tambem bom peixe fresco, arroz tamboril e de marisco! Na zona do peixe é imperdoavel nao se render ao dito cujo! Preço medio 12 euros. Morada: Largo da Ribeira 40, Peniche.

No entanto para quem prefere pratos tipicos portugueses, como migas a alentejana, ou bacalhau no forno com batatas a murro, ou javali com castanhas, etc.. tem a Tasca do Joel, restaurante de referencia em Peniche. Recomendo uma visita. Bons vinhos, espaço rustico, excelente serviço e preço medio 15 euros. Morada: Rua do Lapadusso 73, peniche.
Sitio ideal tambem pra ver a bola, embora seja um espaço meio requintado. Tem ao lado uma mercearia com enchidos, vinhos pra venda.
Por ultimo recomendo as caipirinhas.. que em quase todos os bares se vendem a 3euros ou 3,5 euros. Sao uma maravilha, muito bem feitas. Recomendo uma caipirinha no Java House (em frente ao Restaurante Popular que falei a pouco) com musica anos 80! ou recomendo uma caipirinha num dos cafes com snooker onde pode aproveitar pra desafiar um amigo (4 euros a hora).


JAVA HOUSE em Peniche (ANOS 80) e Caipirinhas boas e baratas

Para alem disto, tambem pode sempre fazer um curso de surf (em quase todos os bares de praia existem informaçoes disso), ou um passeio de bicicleta na promenade junto ao mar..ao longo da Avenida do Mar, um café a 0,50 euros no cafe Gamboa (mesmo na praia) localizando-se na praia ao lado do intermarche (este é o meu cafe favorito pra beber a bica).

Sera uns dias bem passados. Praia, cafes, ilhas, caipirinhas, surf, sol, mar, gente jovem e gira, pessoal descontraido, cheiro a maresia, o cantar das gaivotas..E o roteiro terminado a pouco mais de 80 km de Lisboa.

Mas xiu... sao muitos segredos juntos!

5 comentários:

  1. Ai vou eu proximo fim de semana, já à muito que andava para ir fazer esta rota,obrigado pelas dicas. xiu...

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz por poder dar dicas uteis !! Espero ter saído satisfeito :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas imformações... É óptimo quando alguém já tem tudo resumido. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Só uma nota, não é Cabo Espichel, mas sim Cabo Carvoeiro.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, vou passar a noite no katekero, e vou dar uma volta por Peniche. Dia seguinte visitar o Éden Buda parque.

    ResponderEliminar