quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ESPELEÍSMO - Exploração da Gruta de Alvide

O que proponho hoje é uma actividade desportiva diferente ... Não aconselhada a pessoas claustrofóbicas. Fazem parte do plano de organização de actividades da Câmara Municipal de Cascais, e acontecem ocasionalmente, têm um custo de 5 euros para ajudar a Associação Desnível que organiza as actividades. Organizam também outras actividades como escalada ou canoying. A agenda 2012 encontra-se no site: http://desnivel.pt/associacao/desnivel-2012/.

O Espeleísmo é a arte de exploração de grutas, começa com uma breve apresentação da gruta de alvide e dos cuidados a ter durante o percurso. E não se pense que se vai passear para dentro de uma gruta so para observar estalactites e estalagmites... Aqui há mesmo uma grande dose psicológica em cima, tem que se ter alguma flexibilidade física e resistência mental, já que há partes do percurso na gruta que só se consegue atravessar completamente deitado e a rastejar de tal apertada que a gruta é. A roupa escusado será dizer tem que ser prática e roupa que se possa sujar de lama, roupa velha de preferência.


O Espeleísmo que aqui se pratica é nivel 1, a exigência é baixa, mas há partes do percurso tao escorregadias que só com ajuda de instrutores se consegue ! Cuidado com os buracos fundos (geralmente estão vedados).

Para quem é aventureiro não há nada como experimentar, o silêncio é total lá em baixo !! Para mais informações visite o site da Associação Desnível : http://desnivel.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário