quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MARTINHO DA ARCADA

Facto histórico: "Abriu as suas portas à luz dos candeeiros a óleo, depois conheceu os a gás e brilhou de outra maneira quando a electricidade chegou, no coração de Lisboa, assistiu às grandes revoluções dos últimos dois séculos. 218 anos passaram desde a sua abertura, a 7 de Janeiro de 1782, chamado então “ Casa das Neves “, hoje é o café mais antigo de Lisboa e conquistou o seu actual nome em 1845. Entre o inúmero número de pessoas anónimas que estiveram presentes ao longo do anos, algumas das nossas figuras nacionais passaram pelas suas cadeiras, Bocage, Eça de Queirós, Cesário Verde, Columbano, Gago Coutinho, Duarte Pacheco,… contudo o café ficou sempre fortemente ligado a um dos escritores mais famosos, Fernando Pessoa, ele fez dele o seu escritório, dizem que terá pago muitos jantares com poemas, como o que escreveu num menu e que está pendurado na parede até hoje. Ainda se pode ver a sua mesa habitual, com a chávena de café, e o copo de aguardente, assim como alguns dos seus livros. "

Sem dúvida que Se há café mais emblemático em Lisboa é este. O Martinho da Arcada localiza-se em plena praça de Comércio e é o sítio onde tem que se ir tomar café numa esplanada conversando com um amigo.

Um dos seus melhores clientes foi em tempo o nosso grande Fernando Pessoa. Dizem que foi aqui que bebeu café pela última vez, e onde escrevia muitos dos seus textos em papel de mesa ou guardanapos.
Aliás mal se entra no café saltam a vista as imagens do Sr. Poeta de óculos. Não passam despercebidos os vários quadros pendurados na parede. Uma referência em Lisboa.




Sem comentários:

Enviar um comentário