quarta-feira, 11 de abril de 2012

PASSEIO - TAPADA DAS NECESSIDADES - Ajuda



Este é sem duvida dos jardins mais bonitos de Lisboa! Realeza, misticismo, e muitas arvores. Respira-se ar puro. Jardim onde passeava D. Carlos e a rainha D. Amélia. La dentro encontra-se tambem um jardim de infancia em tempos mandado construir por Fernanda de Castro. Tambem se pode ver o Palacio das Necessidades, e varios tipos de arvores exóticas. A entrada é livre.

Existem visitas guiadas a tapada onde se pode ficar a conhecer melhor um pouco da historia do local. Observa-se tambem uma mae de agua onde em tempos passados era o ponto que ligava ao Aqueduto das Aguas livres e servia de distribuiçao das aguas a zona envolvente e ao Palacio das Necessidades. Existe tambem um edificio que foi mandado construir como atelier de pintura da Rainha D. Amelia, e que atelier... Um edificio majestoso ! Vale a pena um passeio por este jardim e se for com visita guiada ainda mais a pena vale, as visitas guiadas sao gratuitas e realizam-se aos sabados as 15h (nao sao todos os sabados) Pelos amigos da tapada das Necessidades.

A Tapada das Necessidades evoluiu de recinto fechado para a prática da caça pelos monarcas de Portugal, para local privilegiado para a realização de piqueniques.
O Palácio foi construído no século XVIII, por ordem do Rei D.João V, e tornou-se, após a expulsão das ordens religiosas, em 1834, residência dos reis da Dinastia de Bragança.
As Necessidades foram o palco de alguns acontecimentos importantes da história portuguesa, como é exemplo a célebre caixa que o rei D.Pedro V mandou instalar à porta e onde todos podiam deixar as suas queixas e mensagens ao soberano. Após a proclamação da república, em 5 de Outubro de 1910, tornou-se a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, função que continua a desempenhar até hoje.
A Tapada é também um espaço público de rara beleza, pois trata-se de uma zona de Reserva Florestal Nacional. Tem entrada principal pelo Largo das Necessidades e está aberta ao público todos os dias da semana (incluindo Sábados e Domingos), e a entrada é gratuita.
Nesta visita pode ficar a saber-se a diferença entre Tapada (sitio com muitas sombras) e Jardim (sitio a descoberto com menos sombras)

Há quem diga que a camara quer construir la dentro um restaurante de alta qualidade, mas e depois onde fica o patrimonio conservado? Faço aqui um apelo importante de preserva do nosso patrimonio. Lisboa necessita destes espaços verdes, restaurantes ja existem aos molhos. Respirar ar puro precisa-se!


Eu fiz a visita e Recomendo conhecer um pouco da historia da nossa Tapada, na Ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário